top of page
Buscar
  • Foto do escritorAdauto Silva

Com apoio do Governo do Amazonas, simpósio debate biodiversidade e conservação na Amazônia

Atualizado: 25 de out. de 2023

O evento é amparado pela Fapeam, via Programa de Apoio à Realização de Eventos Científicos e Tecnológicos 

 

Com o tema "Amazônia: dos Rios, dos Povos e das Florestas", ocorre em Manaus o 2º Simpósio Amazônico de Biodiversidade e Conservação (SABC), em conjunto com a 3ª Semana do Sauim-de-Coleira. O evento é apoiado pelo Governo do Amazonas, por meio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam), via Programa de Apoio à Realização de Eventos Científicos e Tecnológicos do Estado do Amazonas (Parev). 



O evento iniciou na segunda-feira (23) e segue até sexta-feira (27/10), no auditório do Bosque da Ciência do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa) e no auditório do Instituto de Ciências Biológicas 1 da Universidade Federal do Amazonas (Ufam), das 8h às 12h e das 14h às 17h. 



A iniciativa visa difundir conhecimentos atuais sobre a biodiversidade amazônica e as possíveis estratégias para a conservação frente às ameaças crescentes na região, com foco nas espécies endêmicas e ameaçadas como o Sauim-de-coleira (Saguinus bicolor), espécie símbolo da cidade de Manaus.  



O evento tem como público-alvo acadêmicos de graduação e pós-graduação de diversos cursos que possuem interesse pelo tema, professores, pesquisadores e a sociedade em geral. 



Segundo a coordenadora do Simpósio, professora da Universidade do Estado do Amazonas (UEA), Luciane Souza, palestras, mesas redondas, minicursos, apresentações de trabalhos, concurso de fotografia e atrações culturais são algumas das atividades que estão na programação do evento.  



“O espaço criado pelo evento SABC e Semana do Sauim-de-Coleira proporciona um ambiente para o debate acadêmico e científico entre alunos, professores e pesquisadores, o qual poderá fomentar o planejamento em parceria interinstitucional, com medidas concretas de proteção da biodiversidade regional”, destacou a coordenadora.  



Além do apoio da Fapeam, o evento conta com a parceria entre o Grupo de Pesquisa do Conselho Nacional de Pesquisa e Desenvolvimento Tecnológico (CNPq) “Ecologia de Ecossistemas Amazônicos” e o Projeto Primatas da UEA.  


“Sem este tipo de apoio possivelmente a abrangência do evento seria menor e mais pontual. Com apoio da Fapeam nos diferentes editais, o pesquisador ou coordenador de eventos se sente amparado para pensar e realizar novas propostas que possibilitem a interação interinstitucional e a divulgação científica em prol da conservação da biodiversidade”, disse Luciane.  


Pré-Evento 

O Simpósio teve como pré-evento a 1ª Corrida do Sauim-de-Coleira, realizada no dia 10 de setembro, que contou com mais de 1,2 mil atletas participantes. A ação incluiu um percurso de 5km e 10km, saindo da Escola Superior de Tecnologia da UEA, e uniu três aspectos importantes: educação, saúde e ambiente.  


Os eventos vêm sendo organizados pela equipe do Projeto Primatas (PPUEA) desde o início de 2023, com objetivo de chamar a atenção da sociedade manauara, através de eventos esportivos, acadêmicos e científicos, para os temas da conservação da biodiversidade e da proteção dos primatas amazônicos. 


Parev 

O Programa apoia a realização de eventos regionais, nacionais e internacionais, nas modalidades presencial, virtual ou híbrida, sediados no Amazonas, relacionados à ciência, tecnologia e inovação como congressos, simpósios, workshops, seminários, ciclo de palestras, conferências e oficinas de trabalho, visando divulgar resultados de pesquisas científicas e contribuir para a promoção do intercâmbio científico e tecnológico. 


A agenda de eventos científicos apoiados pelo Governo do Amazonas, por meio da Fapeam, via Programas Parev e Programa de Apoio à Popularização da Ciência, Tecnologia e Inovação (POP CT&I) está disponível em: https://www.fapeam.am.gov.br/programacao-de-eventos-cientificos-e-tecnologicos-apoiados-pela-fapeam/

0 comentário

Comments


bottom of page