top of page
Buscar
  • Foto do escritorAdauto Silva

Com apoio do Governo do Amazonas, pesquisa pretende criar guia para contribuir com a mobilidade urba

O estudo recebe fomento da Fapeam, via Programa de Desenvolvimento e de Inovação para Educação Básica

 

Estudo apoiado pelo Governo do Amazonas, por meio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam), pretende criar um guia prático em formato impresso e digital com informações relevantes sobre mobilidade urbana em Manaus. Com o título “Cartografias de Manaus para a educação: infraestruturas de transportes e seletividades socioespaciais”, o estudo é fomentado no âmbito do Programa de Desenvolvimento e de Inovação para Educação Básica (Prodeb).

Segundo o coordenador do projeto, o professor da Secretaria de Estado de Educação e Desporto (Seduc-AM), doutor em Geografia Humana Cristiano da Silva, o crescimento acelerado e a expansão territorial resultam no aumento das demandas de veículos, que ocasionam congestionamentos e dificultam o acesso a áreas remotas.

Diante disso, o projeto busca entender quais são os principais desafios de infraestruturas de transportes e, de que forma, isso impacta na mobilidade cotidiana e no transporte público coletivo na cidade.  

 

A pesquisa está sendo realizada em conjunto com alunos do ensino fundamental da Escola Estadual Cacilda Braule Pinto, em Manaus, e graduandos do Departamento de Geografia da Universidade Federal Amazonas (Ufam), e propõe-se a adotar no guia, linguagem acessível para que possa ser compreendido e utilizado por diferentes públicos, além da comunidade escolar.

 

A ideia é que o material também possa ser utilizado como ferramenta pedagógica, por meio da introdução de temas abordados em sala de aula e promovendo discussões e atividades relacionadas ao assunto.

 

Integração

 

Além dos estudantes do ensino fundamental e da Ufam, a pesquisa também proporciona a integração entre graduandos de Geografia da Universidade do Estado do Amazonas (UEA), oportunizando aos alunos envolvidos, conhecer o ambiente acadêmico e seus recursos.

“Isso cria um vínculo direto entre a universidade e a escola, permitindo que os estudantes universitários contribuam com suas habilidades, conhecimentos e perspectivas no desenvolvimento e execução do projeto de pesquisa”, disse o coordenador.

 

Para Cristiano da Silva, a Fapeam desempenha um papel de extrema importância no fomento de estudos e pesquisas relevantes para o estado, possibilitando a realização de projetos que contribuem significativamente para o avanço do conhecimento científico e o desenvolvimento regional.

 

“A importância da Fapeam também se reflete no impacto do estudo sobre a sociedade, os estudantes e a cidade de Manaus. Ao financiar pesquisas que abordam questões socioeconômicas, ambientais e urbanas, a Fapeam contribui para o desenvolvimento regional, à formulação de políticas públicas mais efetivas e à busca por soluções adequadas aos desafios locais”, frisou.

O projeto encontra-se na penúltima fase, que envolve a tabulação, revisão e confecção dos dados coletados. Nessa etapa, os pesquisadores organizam as informações obtidas ao longo do estudo, garantindo sua precisão e consistência para a editoração do material didático.

 

Prodeb

 

O Programa de Desenvolvimento e de Inovação para Educação Básica (Prodeb) fomenta a concessão de auxílio-pesquisa para apoiar projetos de pesquisa e de inovação, visando à valorização dos mestres e doutores que atuam na Rede Pública de Ensino, no âmbito da educação básica, com vistas ao desenvolvimento científico, tecnológico e de inovação da educação no estado do Amazonas.

0 comentário

Comments


bottom of page