top of page
Buscar
  • Foto do escritorAdauto Silva

‘CNH Social’: Clínica em Manacapuru dá continuidade em processos de habilitação no segundo ciclo

Ao todo, cerca de 30 pessoas realizaram exames médicos e avaliação psicológica, neste sábado (18/11), naquele município

 

O segundo ciclo do projeto “CNH Social”, promovido pelo Governo do Amazonas, por meio do Departamento Estadual de Trânsito do Amazonas (Detran-AM) e que faz parte do programa “Detran Cidadão”, segue em ritmo acelerado em todo o Estado. No último sábado (18/11), uma clínica de trânsito, no município de Manacapuru (distante 68 quilômetros de Manaus), atendeu cerca de 30 pessoas contempladas neste novo ciclo.


 

Os atendimentos ocorreram na Clínica de Trânsito de Manacapuru (Clitran), localizada na Rua Içá, bairro Lago Azul, naquele município. Na oportunidade, os beneficiados realizaram exames médicos e avaliação psicológica, que são parte do processo para a obtenção da Carteira Nacional de Habilitação (CNH), que é ofertada de forma gratuita à população do Amazonas pelo projeto “CNH Social”.


 

Entre os beneficiados, esteve o autônomo Kellison Marques, 30. Morador de Manacapuru, ele afirma que é muito satisfatório fazer parte do projeto “CNH Social” e que ao finalizar todo o processo poderá alcançar novos objetivos. “Essa habilitação na categoria ‘A’ irá me ajudar muito a conseguir um emprego, pois agora estarei habilitado”, disse ele.


 

Outro beneficiado que esteve no local foi o também autônomo Gustavo Kauãn Romão Maricaua, 18. “Assim com o desenvolvimento da minha idade, essa habilitação vai ajudar muito na questão do meu trabalho que vou começar agora”, comentou.


 

Esse é o segundo grupo de pessoas que realiza essa etapa do processo em Manacapuru. Em 28 de outubro deste ano, outros contemplados também realizaram os procedimentos e aqueles que foram considerados aptos, seguiram para o início das aulas de legislação de trânsito, também parte do processo de habilitação.


 

Projeto

Lançado em 2021 pelo governador Wilson Lima, o ‘CNH Social’ é um projeto do Governo do Amazonas que possibilita o acesso gratuito aos serviços de habilitação de veículos automotores a cidadãos de baixa renda. A iniciativa também a primeira habilitação, adição e também troca de categoria.


 

No primeiro ciclo, foram ofertadas 40 mil vagas. Desse total, foram 23.473 processos iniciados no Detran-AM, o equivalente a 59% das vagas disponibilizadas. Nesse sentido, já foram concluídos 9.413 processos, sendo que 6.614 pessoas já estão com a CNH em mãos, e outros 16.859 processos estão em andamento.

0 comentário
bottom of page