top of page
Buscar
  • Foto do escritorAdauto Silva

Centro Integrado: Governo do Amazonas oferece atendimento integral aos idosos

Mais de 100 atendimentos foram realizados no primeiro trimestre de 2023

 

Garantir a proteção e acolhimento às pessoas idosas é um dos objetivos dos serviços diários oferecidos pela Secretaria de Estado de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania (Sejusc), que oferece atendimento especializado no Centro Integrado de Proteção e Defesa da Pessoa Idosa (CIPDI), os quais muitas vezes os ajudam a sair do ciclo de violência.

No centro, atuam equipes técnicas da Secretaria Executiva de Direitos da Pessoa Idosa (Seadpi), preparadas para receber denúncias, dar orientações, oferecer atendimento psicossocial, realizar visitas domiciliares e atuar na mediação de conflitos, a fim de promover qualidade de vida aos idosos.

Somente no primeiro trimestre de 2023, foram realizados 197 atendimentos no CIPDI. A maior parte dessas ocorrências são violações por negligência a idosos. A coordenadora do centro, Keila Campos, explica como funciona o atendimento psicossocial em casos de violência grave.

 

“Nós trabalhamos diretamente com as redes de proteção ao idoso. E quando o idoso chega ao CIPDI é atendido por uma equipe psicossocial que procura, da melhor forma, fazer com que ele se sinta acolhido. Procuramos dar as orientações devidas e em casos mais graves fazemos a visita domiciliar. A partir daí encaminhamos para os diversos serviços que nós temos nas redes”, pontua a coordenadora.

 

As demandas são encaminhadas para os demais órgãos, de acordo com a denúncia, como a Promotoria Especializada na Proteção e Defesa de Direitos (Prodedic); o Núcleo Especial de Atendimento à Pessoa Idosa (Neapi); Conselho Estadual do Idoso (CEI); e a Delegacia Especializada em Crime Contra a Pessoa Idosa (DECCI).

Também integram a rede: os Centros de Atenção Integral à Melhor Idade (Caimis); a Fundação Doutor Thomas, e a Fundação Universidade Aberta da Terceira Idade (FUnATI), que contribuem com a promoção do envelhecimento ativo.

 

O Centro Integrado está localizado no Shopping Parque 10 Mall, localizado na avenida Tancredo Neves, 645, Parque 10 de Novembro, funciona de segunda à sexta-feira, das 8h às 17h. Lá, podem ser atendidas qualquer pessoa com idade igual ou superior a 60 anos que busquem atendimento.

 

Os números (92) 98443-5075 e 3306-0161 recebem denúncias, dão atendimento e tiram dúvidas.


0 comentário

Comments


bottom of page