top of page
Buscar
  • Foto do escritorAdauto Silva

Carnaboi: Informe Epidemiológico destaca o monitoramento das ações de saúde durante evento

Informe é divulgado neste domingo (26/02)

 

Com o objetivo de manter a festa segura, a situação de saúde do Carnaboi é monitorada durante o evento. Neste domingo (26/02), o Informe Epidemiológico destaca as ações durante a primeira noite da festa, realizada no sábado (25/02), no Centro de Convenções Prof. Gilberto Mestrinho - Sambódromo de Manaus. O documento está disponível em: https://bit.ly/3Y50Xbs.

 

O monitoramento de eventos de massa é realizado pela Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas - Drª Rosemary Costa Pinto (FVS-RCP), vinculada à Secretaria de Estado de Saúde do Amazonas (SES-AM).

 

A iniciativa atende à necessidade de prevenção à saúde em eventos de grande porte, segundo destaca a diretora-presidente da FVS-RCP, Tatyana Amorim. “A exemplo da estratégia realizada na programação do Carnaval na Floresta, em Manaus, de 17 a 22 de fevereiro, o monitoramento visa atender a necessidade de segurança e bem estar dos participantes da festa”, ressalta Tatyana.

 

O informe epidemiológico divulgado neste domingo (26/02) corresponde ao monitoramento realizado na primeira noite de festa do Carnaboi, no sábado (25/02). Foram 31 atendimentos realizados no sambódromo, sendo 28 brincantes da festa e 3 trabalhadores do evento. Todos são moradores de Manaus.

 

Dos 31 atendidos, 19 não informaram o status vacinal contra a Covid-19, 7 têm 3 doses da vacina e 5 têm 4 doses de vacina. São 17 homens e 14 mulheres, com idades entre 12 e 64 anos. Foram realizados 29 testes para detecção de Covid-19, em que 27 apresentaram resultado negativo e 2 apresentaram resultado positivo.

 

Foram 1.790 mil pessoas atendidas nas ações de prevenção à saúde e 9,4 mil preservativos distribuídos. Também foram realizados 69 testes para detecção de Infecção Sexualmente Transmissíveis (IST’s) que apresentaram diagnóstico negativo.

 

Quadro clínico

As pessoas atendidas apresentaram os seguintes sinais e sintomas: tosse, dor de cabeça, dor na garganta, coriza, febre, mal-estar, dor em membros, arritmia, falta de ar e tontura. Foram realizados os serviços de atendimento médico, de aferição de pressão arterial e testagem de glicemia. As hipóteses diagnósticas são Síndrome Gripal e crise de ansiedade.

 

Monitoramento e prontidão

Para o monitoramento, a FVS-RCP executa as ações de Vigilância em Saúde para eventos de massa. Técnicos atuam realizando ações de prevenção contra IST’s, distribuição de preservativos, orientação aos participantes da festa, além de testagem para IST’s e Covid-19.

 

Para prestar suporte à assistência em saúde durante o evento, a SES-AM dispõe de estrutura com equipe multiprofissional de saúde, incluindo médicos, enfermeiros e técnicos.

 

Há ainda, de prontidão, uma Ambulância de Suporte Básico (USB) e outra ambulância de Unidade de Suporte Avançado (USA), em parceria com o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), para prestar socorro em casos de urgência e emergência. A unidade de retaguarda é o SPA Alvorada e, para casos mais graves, os hospitais e prontos-socorros da capital.


0 comentário

Комментарии


bottom of page