Droga estava oculta em carregamento de 270 toneladas de açúcar
Durante a execução dos trabalhos de rotina de vigilância e repressão aduaneiras, equipes da Alfândega da Receita Federal no Porto de Santos apreenderam na terça-feira, dia 23 de fevereiro, 501 kg de cocaína escondidos em um carregamento de açúcar.
A carga de 270 toneladas estava acondicionada em dez contêineres.
Vistoriada, em um deles foram encontradas as sacas contaminadas. O destino final seria Gana, na África, mas com baldeação no porto de Antuérpia, na Bélgica.
Para a seleção de cargas, são utilizados critérios objetivos de gerenciamento e análise de risco, bem como a inspeção não intrusiva por imagens de escâner. Outra ferramenta importante é a participação de cães farejadores da Receita Federal.
Como responsável pelo controle aduaneiro no País, a Receita Federal busca assegurar o equilíbrio entre a facilitação do comércio internacional e a segurança aduaneira, garantindo que as cargas não sejam utilizadas como meios para o cometimento de ilícitos.
A apreensão da droga, além de tirá-la de circulação, confere materialidade para uma futura condenação criminal. Após as apreensões, a droga é encaminhada para a Polícia Federal, que prossegue com as investigações. O repasse de informações pela Receita Federal pode dar início a novas investigações ou complementar as que já estão em curso.
Veja mais em
https://twitter.com/ReceitaFederal/status/1364317006409961478?s=08
Comments