top of page
Buscar
  • Foto do escritorAdauto Silva

Bois Caprichoso e Garantido firmam compromisso para reciclar isopor das alegorias

Iniciativa faz parte do projeto “Recicla, Galera”. Objetivo é construir um Festival de Parintins mais sustentável


O vice-presidente do boi Caprichoso, Karú Carvalho, e o presidente do Garantido, Adson Silveira, assinaram o termo de compromisso nesta terça-feira (27/06), comprometendo-se a garantir a destinação adequada dos isopores utilizados nas alegorias do 56º Festival Folclórico de Parintins. A iniciativa visa impedir que os resíduos sejam destinados a aterros e lixões ilegais, enviando-os para reciclagem, por meio do projeto “Recicla, Galera”.

A ação ambiental é promovida pelo Governo do Amazonas, em parceria com a Coca-Cola Brasil, visando tornar o festival de 2023 mais sustentável. Um dos principais desafios enfrentados é a destinação adequada do isopor, que foi superado por meio dessa iniciativa, que este ano chega a sua segunda edição. 

A secretária Executiva Adjunta de Gestão Ambiental da Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Sema), Fabrícia Arruda, destacou que o isopor é um dos resíduos mais gerados durante a festa, sendo o maior desafio para a reciclagem. Neste ano, o “Recicla, Galera” será responsável pelo transporte e destinação do material.


“O isopor é um dos grandes gargalos, devido ao uso dele para as alegorias dos bois. Então, esse ano, o ‘Recicla, Galera’ volta recolhendo tanto o isopor utilizado na confecção como pós-festival. O material já está sendo direcionado pelos bois, para que o Estado possa fazer a remoção desse isopor, levando ele para a reciclagem, dando a destinação correta”, destacou.


No termo assinado nesta manhã, os Bois se comprometem a destinar tanto as sobras não utilizadas durante a confecção das alegorias como os isopores limpos das estruturas após o Festival, sem resíduos de cola ou tinta. Para facilitar essa ação, serão doados 200 big bags para a coleta do material, com capacidade total de armazenar 3 toneladas de isopor para cada boi.


Os resíduos serão transportados para Manaus, onde uma empresa realizará o processamento e a destinação final dos materiais para mercados do Sul e Sudeste do país, onde serão utilizados como matéria-prima para novos produtos.


Além da destinação do isopor, os bois firmaram o compromisso de engajar suas galeras, itens 19, para a disputa de reciclagem no Bumbódromo. O bumbá da galera que mais destinar seus recicláveis ao Ecoponto da sua torcida ganhará o prêmio de R$ 20 mil em ações sustentáveis e o título de Campeão Sustentável do Festival 2023.


“Mais uma vez a gente quer parabenizar vocês por esse grande projeto. Esse compromisso a gente já fez o ano passado, reciclando e já educando o nosso torcedor a entrar no bumbódromo e fazer essa reciclagem. Estamos muito felizes, porque a gente vai para o bicampeonato do ‘Recicla, Galera’”, disse o vice-presidente do Caprichoso, Karú Carvalho.

“É um trabalho muito importante em defesa do meio ambiente. O boi campeão vai receber um prêmio que vai ajudar a gente a melhorar a reciclagem. O que a gente quer realmente é contribuir com o meio ambiente e fazer com que a galera ajude a ter essa mentalidade, que é muito importante para todo mundo”, disse o presidente do Garantido, Adson Silveira.


Parceria com supermercados


Na oportunidade, proprietários e gerentes de oito supermercados de Parintins também aderiram ao projeto “Recicla, Galera”. Esses estabelecimentos passam a integrar a campanha e receberão ecopontos, onde os consumidores poderão destinar corretamente seus resíduos. Os supermercados também se comprometem a destinar seus próprios resíduos ao projeto. 


A proprietária Super Baranda, Egrim Baranda, comenta que é visível que durante o festival os números de resíduos sólidos dobram. "A nossa ilha tem 14 quilômetros de extensão e o lixo é um problema há muito tempo. Ter o apoio do governo do Estado e de empresas privadas, que possam cooperar juntos para dar um destino correto aos resíduos produzidos durante o festival, é de extrema importância", disse.

Com a adesão dos estabelecimentos, a campanha conta agora com 36 ecopontos instalados em locais estratégicos, avenidas e espaços turísticos da cidade de Parintins. Esses ecopontos, também conhecidos como Pontos de Entrega Voluntária (PEVs), têm como objetivo facilitar a destinação e a coleta de resíduos gerados em bares, restaurantes e festas paralelas ao longo da semana do festival. 


Todos os resíduos depositados nesses espaços serão encaminhados ao Espaço Sustentável "Recicla, Galera", que atua como centro de coleta, destinação e triagem dos resíduos gerados durante o evento. Ao final da ação, todo o material triado será destinado à Associação de Catadores de Parintins (Ascalpin), proporcionando renda para aproximadamente 40 agentes de coleta seletiva.


Confira a lista dos supermercados parceiros: 


Super Baranda - Av. Amazonas, Centro

Supermercado Triunfante - Rua Governador Leopoldo Neves, Centro

Expresso Brasileiro - Emílio Moreira, Centro

Supermercado Brasileiro - Av. Nações Unidas, Itaúna

Super Brasileiro - Av. Geni Bentes, Nações Unidas

João Alfredo - Av. Amazonas, Centro

Casa Góes - Av. Amazonas, Francesa

Casa Sony - R. Herbert Azevedo, Centro


O mapa com a localização dos 36 ecopontos você acessa em: http://bit.ly/3NN4BVk.

0 comentário
bottom of page