Buscar
  • Adauto Silva

Manacapuru》Baixa vacinação de adultos retarda imunização de adolescentes. Os jovens querem a vacina



Com vacinação contra Covid-19 abaixo de 70% a primeira dose, o município de Manacapuru não está incluído na relação dos 10 primeiros municípios que iniciaram a vacinação dos adolescentes de 12 à 17 anos.



A Secretaria de Saúde de Estado da Saúde usou o critério de enviar o imunizante primeiramente para os municípios que já atingiram ao menos 80% da população maior de 18 anos com a primeira dose.



Pelo critério adotado nesse início de vacinação dos adolescentes, Mamacapuru que tem cerca de 40 mil vacinados com a primeira dose, teria que já ter atendido público superior a 50 mil para já estar vacinando os adolescentes a partir de 12 anos.



Segundo a coordenadora do PNI/MPU, enfermeira Jomara, a baixa procura por vacina da primeira dose preocupa.


"A segunda dose, como a maioria do pessoal tomou vacina da AstraZeneca, tá no prazo de tomar, esse grupo até agora a gente pode dizer que está dentro do esperado, mas quanto a primeira dose para os adultos, a procura está baixa e sabemos que ainda tem muita gente que não se vacinou e até agora não procurou os postos de vacinação. A vacina tem, a gente faz buscas, orienta, mas preocupa essas baixa demanda", relatou a coordenadora.



Ainda segundo a coordenação do PNI, quem está dentro do grupo de 18 a mais anos de idade, além de não buscar se imunizar, colocando em risco a sua saúde e das pessoas aquais convive, hoje atrapalha também os mais jovens, contribuindo para o atraso na imunização dos adolescentes a partir de anos.

0 comentário