Buscar
  • Adauto Silva

Atenção: Governo do AM prorroga entrega dos cartões Auxílio Estadual Permanente até 14 de abril


Na primeira semana foram entregues mais de 7 mil benefícios na nova etapa de distribuição


O Governo do Amazonas estendeu até a quinta-feira (14/04) a entrega dos cartões do Auxílio Estadual Permanente em Manaus. A nova etapa de distribuição começou na segunda-feira (04/04) em dois pontos da capital. Nesta primeira semana foram entregues 7.057 cartões, o que corresponde a 49,62% do total de 14.221 famílias em situação de pobreza e extrema pobreza a serem contempladas com o recurso de R$ 150 mensais.


Foram entregues 3.175 cartões no Centro de Convivência Estadual do Idoso (Ceci, rua Wilkens de Matos, s/nº, bairro Aparecida, zona sul); e outros 3.882 no Centro de Convivência da Família Teonízia Lobo (rua da Penetração III, quadra 60, s/nº, bairro Mutirão, zona norte de Manaus). Os dois pontos seguem atendendo os beneficiários até o dia 14 de abril, das 8h às 16h.


Além da capital, 5.676 mil famílias serão contempladas no interior, totalizando 19.897 benefícios entregues nesta etapa. O cronograma de entrega nos demais municípios será anunciado em breve.


Criado pelo governador Wilson Lima, o programa é coordenado pela Secretaria de Estado de Assistência Social (Seas) e pelo Fundo de Promoção Social e Erradicação da Pobreza (FPS), com a colaboração de outras secretarias estaduais.


*Novas famílias* – Os novos contemplados foram selecionados por meio do Cadastro Único para programas sociais do Governo Federal, o CadÚnico, após o encerramento da primeira fase de entregas, quando foram distribuídos pouco mais de 280 mil cartões, de um total de 300 mil previstos para o programa.

O calendário de pagamento ocorre da mesma forma que já vinha sendo feito com as primeiras famílias, com o crédito de R$ 150 mensais sendo disponibilizado todo dia 15 de cada mês. Por se tratar de uma nova etapa, não haverá créditos retroativos de meses anteriores.

A consulta dos nomes dos novos beneficiários já está disponível no site www.auxilio.am.gov.br. Para saber se foi contemplado, basta informar o CPF e a data de nascimento no site.

*FOTOS*: Bruno Zanardo/Secom

[9/4 09:13] +55 92 8115-6240: *Referência em reabilitação pós-Covid-19, RespirAR recebe visita da Organização Pan-Americana da Saúde*


_Encontro potencializa internacionalização do projeto do Governo do Amazonas, como modelo de reabilitação de pessoas com sequelas da doença_

O RespirAR, projeto do Governo do Amazonas que recupera pacientes com sequelas leves e moderadas de Covid-19, recebeu a visita de consultoras da Organização Pan-Americana da Saúde (Opas), na manhã de sexta-feira (08/04), na unidade da iniciativa na Cidade Nova, zona norte da capital. O encontro, com o objetivo de compartilhar conhecimento, fortalece o planejamento de internacionalização do projeto, como modelo de reabilitação de pessoas que ficaram com sequelas após a doença.

“Queremos mostrar para comunidade científica, não só nacional como internacional, os resultados do projeto do Governo do Amazonas e a metodologia que temos aplicado, dentro do processo de reabilitação no pós-Covid-19. Já estamos empenhados na escrita de artigos científicos, temos um grupo com perfil pesquisador e vamos trabalhar para que o RespirAR seja um modelo amazonense de referência para o mundo”, comentou Neibe Araujo, coordenador do RespirAR.

Durante visita ao Centro de Convivência da Família Padre Pedro Vignola, uma das unidades onde é realizado o projeto, coordenado pela Fundação Amazonas de Alto Rendimento (Faar), em parceria com a Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM), a fisioterapeuta Mariana Moreira e a médica infectologista Ho Yeh Li, ambas consultoras da Opas, puderam conhecer a metodologia utilizada pela equipe especializada do RespirAR.

“Não tem como enfrentarmos o pós-Covid sem fisioterapeutas, pois é uma área fundamental para que a qualidade de vida do paciente seja devolvida. E mais ainda, percebemos que a integração de educadores físicos dentro do processo de reabilitação é fundamental para melhorar a saúde mental do paciente. Hoje, tivemos a oportunidade de conhecer o projeto, espero que isso fique de legado, para que pacientes com sequelas de outras doenças possam ser ajudados no longo prazo”, disse Ho Yeh Li.

A secretária executiva adjunta de Políticas em Saúde da SES-AM, Nayara Maksoud, também participou da apresentação do projeto à Opas.


“Sou apaixonada pelo projeto, o Estado abraçou o RespirAR, pelos resultados obtidos e por tudo que ainda pode vir. Neste momento em que o mundo está indo para um momento pós-Covid, o RespirAR é uma ferramenta importante para conhecer e valorizar tudo que vem sendo desenvolvido”, reforçou.

*FOTOS:* Divulgação/Faar

*Informações para a imprensa:* Assessoria de Comunicação da Fundação Amazonas de Alto Rendimento (Faar): João Paulo Gonçalves (99389-1052).

0 comentário