top of page
Buscar
  • Foto do escritorAdauto Silva

Aprovados em certame de 2022 vão integrar área de Segurança Pública no Amazonas

Governador Wilson Lima anunciou o chamamento de 1,7 mil aprovados

 

A Segurança Pública do Amazonas vai incorporar 1.704 novos membros da Polícia Militar do Amazonas (PMAM), Corpo de Bombeiros Militar do Amazonas (CBMAM), Polícia Civil do Amazonas (PC-AM), Departamento Estadual de Trânsito do Amazonas (Detran-AM), Secretaria de Segurança Pública (SSP/AM) e Departamento de Polícia Técnico-Científica (DPTC), aprovados em concurso realizado em 2022, ainda no primeiro mandato do governador Wilson Lima, 11 anos após último certame para as forças de segurança realizado pelo Estado.


 

Os aprovados da Polícia Militar do Amazonas (PMAM) e do Corpo de Bombeiros Militar do Amazonas (CBMAM) deverão começar o curso de formação no dia 1º de dezembro deste ano. O anúncio foi feito pelo governador Wilson Lima, na segunda-feira (06/11). O presidente do Sindicato dos Delegados do Amazonas (Sindepol), Jeff Mac Donald, afirmou que a iniciativa do Estado vai beneficiar a população.


 

“O governador teve uma decisão audaciosa em convocar um quantitativo expressivo para as forças de segurança. Nosso estado precisa desse reforço, e o governador, dentro dos seus limites orçamentários, conseguiu atingir esse objetivo. Nós ficamos felizes ao ver esse anúncio, pois isso é importante para a sociedade que estava precisando desse reforço”, afirmou Mac Donald.


 

O aprovado como segundo-tenente do Corpo de Bombeiros, Jefferson Ítalo, 26, destacou a importância do certame realizado para incorporar novos servidores.


 

“Gratidão ao governo por ter tido a coragem de lançar o edital do concurso após um período complicado de pandemia de Covid-19 e, agora, reforça o compromisso com a segurança pública, realizando a convocação dos aprovados, oxigenando a Secretaria de Segurança Pública, que por década ficou sem realizar concurso e sem recompor o efetivo das suas instituições. Hoje, o governador, além de uma convocação, faz uma reparação histórica com a segurança pública do Amazonas”, disse o aprovado.


 

A lista dos aprovados convocados será publicada no Diário Oficial do Estado (DOE). Os convocados deverão apresentar os documentos necessários para a posse nos cargos ainda neste mês de novembro.


 

Convocados

 

 

Serão 1.374 convocados para o curso de formação de aprovados da PMAM e do CBMAM, que começarão no dia 1º de dezembro. Pelo Corpo de Bombeiros, estão oficiais combatentes (53) e alunos-soldado combatentes (200).

 

Ainda pela Polícia Militar estão oficiais combatentes (100) e alunos-soldado combatentes (1.000) e profissionais de Saúde: Cardiologista (1), Cardiologista ecocardiografista (1), Clínico-geral (2), Dermatologista (1), Endocrinologista (1), Gastroenterologista (1), Ginecologista (1), Neurologia (1), Oftalmologista (1), Ortopedia (1), Otorrino (1), Pediatria (1), Psiquiatria (1), Proctologista (1), Urologia (1), Veterinária (1), Enfermagem (1), Farmacêutico-Bioquímico (1) e Fisioterapia (2).

 

E os 330 aprovados nos concursos da PC-AM, do Detran/AM, da SSP/AM e do DPTC serão chamados imediatamente nos respectivos órgãos. Pela Polícia Civil, são Delegados (40), Escrivães (40) e Investigadores (90). Pelo Detran são Agentes de trânsito (55), Examinadores de trânsito (7 na categoria AB, 23 na categoria AD, 10 na categoria AE), Perito de Acidente de trânsito (3) e Técnico Vistoriador de veículos (10).

 

Para a Secretaria de Segurança serão técnicos de nível superior (5) e assistentes operacionais (35); e para o Departamento de Polícia Técnico-Científica serão 10 peritos criminais nas áreas de Farmácia (1), Engenharia Civil (1), Biologia (1), Contabilidade (1), Engenharia Mecânica (1), Química (1), Processamento de Dados (1), Veterinária (1), Física (1) e Economia (1), além de um perito legista e um perito odontolegista.

0 comentário

Comments


bottom of page