Um morador da cidade explica o vídeo postado em uma rede social que foi motivo de repúdio e indignação da população indígena e demais moradores de São Gabriel da Cachoeira, cidade amazonense localizada no alto Rio Negro, região indígena e de fronteira do Brasil.
Do Morador
O Fato foi o seguinte: A esposa de um militar do Exército, me parece do Sul e que chegou recentemente a SGC, postou um vídeo tipo blogueira, respondendo a perguntas sobre a vinda do casal para morar esses 2 anos aqui. No vídeo a mulher passou várias informações que não condizem com a cultura indígena local, como se a intenção fosse parecer que ela estava num ambiente de selvagens.
Chegou a falar que a índia quando completa 12 anos perdia a virgindade para o Pai. Se nascesse gêmeos o segundo tinha que morrer, pois não sabiam qual era a alma boa.
São Gabriel era uma ilha no meio da floresta. O nome de Jesus Cristo ainda era desconhecido aqui. Fato que não é verdade, temos mais de 35 igrejas na sede e rios com várias comunidades evangélicas. Onde o sino bate 3:00 da madrugada pra orar. Temos um instituto bíblico.
Falou que índio aqui A
Ainda se refere ao não índio como homem branco..esses desvaneios.
A Associação Civil Manifeste-se Já publico Nota de Repúdio contra a postagem
Comentários referente a postagem
=》Eu fui a ultima pessoa provavelmente a ver o vídeo. Quando já tinha quase 400 deslikes. E fiz uma exposição de motivos com conhecimento. E aconselhei a ela, a retirar o vídeo do ar. Já que diretamente o prejuízo seria ao marido. Que provavelmente nem sabia talvez, o tamanho da bobagem, praticada pela esposa.
=》Devemos mesmo. Repudiar. Qualquer tentativa de criar fatos da cultura indígena. Que não seja a realidade. Para passar há outros. Que indígenas, tem costumes. Como se fossem seres irracionais. O que fere a honra, dos moradores. E denígre. A bela imagem do seu povo. E da cidade. Parabéns a todos que se uniram nessa luta. Em defesa da nossa cidade..!!
=》Tinha que processar essa mulher. Ai sim ela ia ver a consequência dos seus atos! Merecemos mais respeito.
=》Muito triste ver que ainda existem pessoas que abrem a boca pra falar esse tipo de coisas sem o menor constrangimento e preocupação. Com certeza não tem noção do nível de absurdo, por isso jogou na Internet como se estivesse postando receita de "miojo."
=》Espero sinceramente que providências sejam tomadas. Se foi de forma inocente, por pura falta de informação, que tenha a oportunidade de se redimir e da mesma forma que se expôs pra falar essas "asneiras," possa vir nas mídias sociais e pedir desculpas!
=》Se assim for, esperamos que sirva de lição a quem fala mal da "casa dos outros." Se você não convive e não sabe da história, não abra a boca para criticar ou falar no puro "achismo," pois cada um tem suas vivências, costumes e modo de lidar com a vida, mas pode ter certeza cada família quer o bem para os seus.
Na nossa família indígena sempre encontrarás simplicidade, garra, união (deu pra perceber né?!...) e principalmente muito amor e cumplicidade!
Veja o Vídeo
=》Garota, entenda!... não há superioridade entre as raças! O mesmo mundo em que você vive o índio também vive! Você não é melhor que nós, então não nos sentimos inferiores a você (como mencionou..), sabe por quê? Porque somos TODOS filhos de Deus e perante ele somos todos iguais!... Este mesmo! O mesmo que você diz que alguns de nós não conhecemos!
Que ele possa te abençoar hoje e sempre! 🙏🏻
Que você possa a partir de hoje se informar mais sobre a cultura indígena, pois tenho certeza que se esta for dada da forma verdadeira irá se encantar, assim como muitas pessoas que passaram por aqui e levaram na bagagem lembranças e experiências únicas sobre a cultura indígena. Você será uma delas!🙏🏻
🏹❤️
Comments