Morreu nesta quinta-feira, 29/12 aos 82 anos o maior jogador de futebol do mundo Edson Arantes do Nascimento, nascido na cidade mineira de Três Corações, eternizado no mundo como Pelé.
Campeão de 3 copas do mundo, dois títulos mundiais e mais de mil gols.
Hoje, cada apaixonado por futebol, sente o pesar de um ente querido que se vai.
1364 jogos;
1282 gols;
3 Copas do Mundo;
2 Libertadores;
2 Mundiais;
6 Campeonatos Brasileiros;
1 Recopa Sul-Americana
Além de muitos outros títulos.
Pelé, autor da comemoração de gol com um soco no ar, uma das formas mais utilizadas até hoje no futebol.
Cinco curiosidades do Rei 👑
1-Origem do apelido Pelé 👑
Nem sempre Edson Arantes do Nascimento foi conhecido como Pelé. Primeiramente, seu nome surgiu como uma homenagem ao inventor Thomas Edison e seu primeiro apelido, utilizado pela família, foi Dico. Somente na escola ele começou a ser chamado de Pelé porque não conseguia pronunciar corretamente o nome do seu ídolo de futebol, o goleiro Bilé.
2-Uma passagem pelo gol
Quem acompanha a trajetória do craque Pelé como grande artilheiro pode não imaginar que nem sempre ele jogou como atacante. Devido a contusões e expulsões de colegas, ele jogou como goleiro do Santos em quatro partidas em 1964, duas vezes em 1969 e uma última em 1973.
3-Fez uma guerra parar
Em 1969, aconteceu um fato bastante curioso que comprovou o poder do futebol mesmo fora da esfera esportiva. O time do Santos fez uma excursão pela África, e na partida realizada na atual Nigéria, um amistoso, fez com que uma guerra civil parasse por causa da partida. Infelizmente, o conflito continuou após o time de Pelé deixar a África.
4-Passou pela universidade
Já reconhecido, Pelé resolveu que iria estudar e se formar na faculdade. Assim, em 1970 ele ingressou no curso de Educação Física e se formou pela Faculdade de Educação Física de Santos.
5-Nada de Europa
Se, nos dias de hoje, é muito comum que jogadores qualificados passem ou se consagram em times europeu, um tempo atrás não funcionava exatamente desta maneira. Tanto é que Pelé nunca jogou na Europa. Na verdade, ele passou por apenas dois times em toda sua trajetória: o Santos e o New York Cosmos, dos Estados
Comments