Buscar
  • Adauto Silva

Anúncio de casos de meningite em Manacapuru deixa população assustada, FVS esclarece casos



A morte de uma criança, aluna de uma escola estadual de Manacapuru e o caso de um funcionário do Hospital Gersl de Manacapuru causo rumores de surto de minigite em Manacapuru e deixou pessoas próximas aos casos assustadas.



Além do caso da criança que foi a óbito e o do funcionário que está em tratamento, duas mulheres, uma de 18 anos e outra de 33, apresentaram sintomas análogos aos da meningite, de aguarda resultado de exames



Segundo a sanitarista Glaucia, coordenadora da FVS em Manapapuru, o caso da adolescente que foi a óbito, a minigite que ela apresentou não era contagiosa e a situação de saúde se agravou devido a outras comorbidades que agravaram o quadro de saúde da menina. Já o funcionário do Hospital a situação se assemelha e também está controlada e ele segue em tratamento em outra unidade se saúde.



Glaucia relatou ainda que nos casos das duas mulheres suspeitas, na tarde desta terça-feira as duas receberam o resultado do exame negativado.


"Estamos acompanhando todos os casos e a situação está sob total controle, até porque os dois casos que estão sendo comentados pela população, os exames já comprovaram que se tratou de uma meningite não contagiosa". relatou Glaucia, coordenadora da FVS/MPU.




Sintomas da Meningite Bacteriana:


Os sintomas Meningite Bacteriana aparecem muito rápido, em geral, com menos de 24 horas depois da infecção.

Mas o período de incubação (tempo entre o contato com a bactéria e o início dos sintomas da doença) pode variar de 1 hora a 14 dias.

  • Febre (geralmente alta, > 38ºC), alguma pessoas podem ter hipotermia

  • Dor de Cabeça (intensa e afeta toda a cabeça)

  • Pescoço Rígido

  • Náusea ou Vômito (o vômito em especial pode ser em jato)

  • Rash (manchas na pele)

As manchas de pele não estão presentes em todos os casos e podem ser mais comuns dependendo da causa.

Exemplos: manchas vermelhas, manchas roxas, forma maculopapular, petéquias (manchas que não somem quando pressionadas)


Meningite

A meningite não infecciosa é uma inflamação das camadas dos tecidos que cobrem o cérebro e a medula espinhal (meninges) e do espaço preenchido por líquido entre as meninges (espaço subaracnóideo), quando é causada por doenças que não são infecciosas ou por medicamentos ou vacinas.





0 comentário