top of page
Buscar
  • Foto do escritorAdauto Silva

Alunos da rede estadual participaram de segundo dia do Enem neste domingo

Mais de 29 mil estudantes da rede pública se inscreveram na edição 2023 do Exame Nacional do Ensino Médio 


Alunos da rede estadual de ensino compareceram, neste domingo (12/11), aos locais de prova do segundo dia de provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Mais de 29,3 mil alunos da rede se inscreveram para esta edição da avaliação. Os portões das unidades de ensino que sediam a aplicação do exame fecharam às 12h (horário de  Manaus).



Em todo o Brasil, quase 4 milhões de candidatos se inscreveram no Enem 2023. No Amazonas, segundo dados do Inep, foram realizadas mais de 92 mil inscrições. No estado, são 200 locais de prova e 2.921 salas de aplicação, em 57 municípios.



Na capital, mais de 70 escolas da Secretaria de Estado de Educação e Desporto Escolar foram cedidas ao Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), vinculado ao Ministério da Educação do Brasil (MEC), para a realização do exame. No interior do estado, as provas também estão sendo aplicadas em 96 escolas da rede estadual.



A secretária executiva adjunta Pedagógica, Arlete Mendonça, desejou que todos aqueles estudantes da rede que compareceram para o segundo dia de provas do Enem façam uma boa avaliação. 



Ela também relembrou que, para aqueles que não conseguiram realizar a prova no primeiro domingo, 05 de outubro, por algum motivo excepcional, dos dias 13 a 17 de novembro a Página do Participante, do Inep, estará disponível para realização da solicitação de reaplicação de prova. 



“A Secretaria de Educação deseja uma excelente prova neste segundo dia de aplicação do Enem e nós estamos bastante esperançosos com os resultados positivos que os alunos obterão”, disse a secretária.



Expectativas para o segundo dia


O primeiro dia de aplicação do Enem contou com bastante emoção da parte dos estudantes e, agora neste segundo, domingo os estudantes retornaram para finalizar o exame com altas expectativas.


A aluna Marinelsa Sales, da 3ª série, do Ensino Médio do Centro Educacional de Tempo Integral (Ceti) Gilberto Mestrinho, disse estar com expectativas positivas para este segundo dia de prova. A estudante acredita que foi bem no primeiro dia de avaliação e espera conseguir se sair bem neste também. 


“Espero que tudo ocorra da melhor forma, acredito que o Enem está sendo mais fácil que as provas da macro, só que mais cansativo. Meu primeiro dia foi de muita exaustão, mas acredito que consegui me sair bem”, contou a estudante.


Já o estudante, também da 3ª série do Ensino Médio, Eduardo Macedo, da Escola Estadual Tomaszinho Meirelles, de Parintins (distante 369 quilômetros de Manaus), destacou que o primeiro dia de provas para ele foi um pouco difícil. Ele conseguiu se direcionar, pois eram questões que ele havia passado o ano estudando e estava ansioso para as questões deste segundo dia. 


“Eu espero obter bons resultados no segundo dia de prova, para recompensar todo esforço aplicado nos estudos e garantir um futuro”, falou o estudante.


0 comentário

Comments


bottom of page