Buscar
  • Adauto Silva

Alerta pro Sarampo: Amazonas inicia campanha de imunização contra o sarampo

Iniciou nesta segunda-feira (10/02) a Campanha Nacional de Vacinação da Tríplice Viral, que previne contra sarampo, rubéola e caxumba. De responsabilidade dos municípios, os locais de vacinação são as Unidades Básicas de Saúde (UBSs). Na capital, Manaus, além das UBSs, os Centros de Atenção Integral à Criança (Caics) também disponibilizam a vacina.

A campanha acontece até o dia 13 de março e tem como público-alvo crianças e jovens de 5 a 9 anos de idade que ainda não foram imunizados contra a doença. No Caic Alberto Carreira, localizado no bairro Compensa, na zona oeste, os pais que estiveram na unidade receberam orientações sobre a campanha de vacinação e aproveitaram para imunizar os filhos.

Moradora do município de Iranduba, a dona de casa, Jucimara Menezes, compareceu ao Caic com a filha e dois sobrinhos. Eles tinham consultas agendadas e, assim que soube da campanha de vacinação, Jucimara foi até a sala de imunização verificar a possibilidade deles tomarem a vacina.

“Como eu moro longe, aproveitei para vacinar os meninos e verificar se a caderneta deles estava em dia, porque é muito importante para evitar doenças”, disse a dona de casa, que precisou vacinar apenas um dos sobrinhos, já que os demais estavam com vacinas em dia. A enfermeira Ana Flávia Toss explicou como funcionará o atendimento na unidade para que todos que estão dentro da faixa etária recebam a imunização durante a campanha. “Aqui no Caic, nós costumamos atender, para as consultas médicas e vacinação, crianças de 0 aos 13 anos de idade. Mas, durante o período da campanha, os jovens que estão dentro da faixa etária de imunização, ou seja, entre os 14 e 19 anos, também podem procurar a unidade que irão receber a vacina sem qualquer impedimento, basta apenas apresentar o cartão de vacinação”, informou. Dia D – No sábado (15/02), acontece o Dia D de mobilização nacional, com atendimento nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) da rede municipal. De acordo com a Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas (FVS-AM) todas as secretarias municipais de saúde receberam as doses da vacina. No segundo semestre, acontece a segunda etapa da campanha Nacional da Tríplice viral. De 3 a 31 de agosto, pessoas com idade entre 30 e 59 anos serão imunizadas contra a doença e no dia 22 de agosto acontece o Dia D de mobilização nacional. Dados – O Amazonas está há um ano sem registrar casos de sarampo. Os últimos foram em janeiro do ano passado. Em todo o ano de 2019, foram quatro casos de sarampo, sendo três em Manaus e um em Coari. Em 2018, o estado registrou 9.809 casos confirmados em 50 cidades. FOTOS: Tácio Melo/Secom Mais informações: Assessoria de Comunicação da Secretaria de Estado de Saúde (Susam): 3643-6304 e 98407-1699. E-mail: comunicacao@saude.am.gov.br.

0 comentário