Buscar
  • Adauto Silva

Alerta: Nenhum Estado apresenta redução da transmissão de covid-19, diz Fiocruz

Fonte: Do UOL, em São Paulo


Uma análise dos pesquisadores da Fiocruz (Fundação Oswaldo Cruz) aponta que nenhum estado apresenta até agora sinais de redução da transmissão de covid-19, doença provocada pelo novo coronavírus, permanecendo com um alto número de casos e mortes, mesmo depois de passada a semana de máximo número de casos. De acordo com os cientistas, esse cenário pode configurar um platô, patamar alto de transmissão que "pode se prolongar indefinidamente".


Os pesquisadores apontam ainda para o risco de flexibilizar o isolamento social nas grandes metrópoles ao passo em que aumenta a interiorização da epidemia. O que acontece nas regiões metropolitanas se repete no interior com duas ou três semanas de atraso.


Por isso é importante manter as medidas de isolamento, mesmo depois de passado o 'pico' nas capitais", explica o epidemiologista Diego Xavier, em comunicado divulgado pela Fiocruz.

O grupo alerta ainda que a diminuição de atendimento de casos graves e o aumento da disponibilidade de leitos de UTI (Unidade de Terapia Intensiva) não deve ser o único critério a ser considerado no momento de adotar medidas de relaxamento. "O comportamento das curvas de casos e óbitos, o ritmo e a tendência do contágio, além de expansão da capacidade de testagem para identificar casos e isolar e rastrear os contatos devem ser considerados como alicerces para a retomada das atividades econômicas", diz a nota.

0 comentário