top of page

‘Ação Social Indígena: Inclusão e Cidadania’ leva atividades integradas à comunidade indígena

  • Foto do escritor: Adauto Silva
    Adauto Silva
  • 30 de set. de 2023
  • 2 min de leitura

Ações e serviços do Governo do Estado e entidades contribuíram para a realização do evento 


O Governo do Estado, por meio da Fundação Estadual do Índio (FEI) promoveu, na sexta-feira  (29/09), o primeiro dia da ‘Ação Social Indígena: Inclusão e Cidadania’ na Maloca dos Povos Indígenas, localizado na comunidade Parque das Tribos, Tarumã-Açu, através de ações integradas com secretarias e entidades do eixo estadual.


ree

“A FEI está muito feliz de poder contribuir para a realização deste evento de grande importância para os povos indígenas. Acreditamos que esse evento é um passo importante para a melhoria da qualidade de vida com inclusão e cidadania aos povos originários”, afirma Sinésio Trovão, diretor-presidente da Fundação Estadual do Índio.


ree

Aberto ao público indígena, foram realizadas palestras em alusão ao Setembro Amarelo, mês de conscientização ao suicídio, coordeando pela Secretaria de Direitos Humanos, Justiça e Cidadania (Sejusc-AM) com o tema “Toda história é importante: Sua atenção salva uma vida”.


ree

Já o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) apresentou dados indígenas no Amazonas e Brasil, relatando a importância dessas informações aos que estavam presentes. O evento também contou com a a presença do Instituto de Desenvolvimento Agropecuária e Florestal Sustentável (Idam) com o Engenheiro de Pesca, Marcel Ribeiro, e dos  técnicos Maísa Moura e Robert Hage, palestrando sobre políticas públicas do cartão do produtor primário para agricultores. Em seguida, houve orientações sobre o edital Paulo Gustavo, com o representante da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa (SEC), Ricardo Macêdo.


ree

Houve ainda exposição de artesanato e grafismo indígena. Uma das atividades foi da Secretaria Executiva do Trabalho e Empreendedorismo (Setemp), que disponibilizou os serviços de emissão de carteira para artesãos, orientações sobre linhas de créditos para financiamento do artesão empreendedor, e através do SINE, realizou o cadastro de pessoas para o emprego e o atendimento de orientação ao seguro desemprego.


ree

Segundo o Secretário Executivo da Setemp, Paulo Gilson, as atividades são importantes para a comunidade indígena. “Acreditamos que esses serviços são essenciais para o desenvolvimento econômico e social dos povos indígenas do Amazonas. Queremos contribuir para que esses artesãos possam ter acesso a oportunidades de trabalho e renda, e para que possam fortalecer sua cultura e identidade”.


ree

A equipe do Instituto Joana Galante, esteve no local com os serviços de corte de cabelo, massagem e embelezamento. A Sejusc também esteve com a Unidade Móvel de Atendimento à Mulher com orientação jurídica, serviço social e psicólogo à disposição e a UEA com a “UEA Cidadã”, “UEA Educa Onco” e “UEA Odonto Para todos”, oferecendo ao público indígena medição de pressão arterial, exames de glicemia, índice de massa corporal e outros serviços.


A Secretária de Políticas para Mulheres, Maricília Costa, afirma que é importante garantir acesso à justiça e informação. “A Sejusc-AM está presente com a palestra de prevenção ao suicídio e com a Unidade Móvel de Atendimento à Mulher. Acreditamos que é importante garantir o acesso à justiça e à proteção social às mulheres indígenas. A violência contra a mulher é um problema grave que atinge todas as populações, inclusive as indígenas”, ressaltou.


As atividades encerraram-se às 12h e retornaram às 16h para o Momento Cultural com apresentação musical de danças, desfile de moda indígena, venda de comidas típicas e continuação da exposição dos artesanatos até às 19h. Retornando neste sábado (30/9), às 08h, finalizando às 16h.

 
 
 

Comentários


©2019 Portal de Notícias@.com / Por Adauto Silva

  • Ícone preto do Facebook
  • Ícone preto do Twitter
  • Ícone preto do Pinterest
  • Ícone preto do Instagram
bottom of page