top of page
Buscar
  • Foto do escritorAdauto Silva

25º Festival de Cirandas de Manacapuru: Reunião define últimos ajustes

Cultura, saúde, segurança, mobilidade e trânsito estavam entre os assuntos discutidos em reunião com órgãos envolvidos no festival

 

Os últimos alinhamentos da operacionalização conjunta que envolve órgãos estaduais, municipais e instituições parcerias para a realização do 25º Festival de Cirandas de Manacapuru, aconteceu nesta quinta-feira (24/08), no auditório da sede do Comando da Polícia Militar do município (distante 68 quilômetros de Manaus). O festival será realizado nos dias 1, 2 e 3 de setembro, no Parque do Ingá, o Cirandódromo. 


 

A festa popular, que movimenta Manacapuru, tem como anfitriãs as cirandas Flor Matizada, Guerreiros Mura e Tradicional, e recebe o apoio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa e da Prefeitura de Manacapuru. 


 

Além de promover a cultural regional, a diversidade folclórica e preservar a tradição das cirandas, o festival impacta em outros aspectos, conforme cita o secretário de Cultura, Marcos Apolo Muniz.

 

“A importância do festival vai além da valorização da cultura e da identidade do município, estamos falando da geração de oportunidade, trabalho, emprego e renda. A economia aquecida e o turismo valorizado pela realização de um evento tão importante tanto para o município, quanto para cultura do estado”, ressalta o secretário. 


 

A reunião desta quinta-feira, motivada pelo Centro Integrado de Comando e Controle (CICC), contou com a participação dos integrantes das agremiações culturais, representantes da saúde, trânsito, assistência social, segurança e demais órgãos empenhados no êxito da realização do 25º Festival de Cirandas de Manacapuru. 

 

Segundo o tenente-coronel Alisson Botelho, chefe do Departamento de Planejamento Integrado da Secretaria Executiva Adjunta de Planejamento e Gestão Integrada de Segurança (Seagi), o encontro motivou o diálogo e definiu a atuação da equipe de trabalho.


 

“Foram discutidas as atribuições de cada órgão envolvido dentro do escopo de segurança pública, saúde, mobilidade e trânsito, articulando as necessidades, efetivando este planejamento para que na semana que vem a gente possa validar o Plano Tático Integrado, ativar o Centro Integrado de Comando e Controle e iniciar as atividades para que tenhamos um brilhante festival no ano de 2023”, finaliza o tenente coronel. 

 

Cirandas e atrações

Nos dias 1, 2 e 3 de setembro, das 21h30 à 00h, se apresentam no Parque do Ingá, as cirandas seguindo a ordem: Flor Matizada, Guerreiros Mura e Tradicional, respectivamente. 


 

Entre as novidades deste ano, está o local de realização dos shows no palco alternativo, que retorna ao estacionamento da rodoviária de Manacapuru. “Queremos parabenizar as cirandas de Manacapuru pelo belíssimo trabalho que estão preparando para abrilhantar e presentear o público que estará enchendo as arquibancadas do Parque do Ingá. Certamente serão três noites com belíssimos espetáculos”, finaliza o secretário Marcos Apolo.

0 comentário

Comments


bottom of page